Olá minhas Tchucas… Tudo bem com vocês?

Bom, hoje vim falar do famoso óleo de coco. Vocês já ouviram falar dele? Confesso que eu nunca tinha ouvido falar até quando decidir assumir meus cachinhos (rs). Comecei a pesquisar melhores produtos para cabelos cacheados, cortes de cabelos e claro minhas queridas receitas caseiras, até que achei um post, não me lembro em quem site, falando de uma receitas de hidratação capilar usando óleo de coco. Teste, claro, e o “trem” caiu como uma luva pro meus cachos. Gente! Foi muito bom mesmo pro meu cabelo! Até que eu não parei de pesquisar e achei muitas receitinhas e dicas para se usar com o óleo de coco…

Como foi muito bom pra mim decidir trazer essas dicas pra vocês…   😀

Existem dois tipos de óleo de coco, o refinado e o extravirgem. O refinado é feito a partir do coco seco, enquanto o extravirgem é feito do coco fresco. Normalmente, o óleo de coco é encontrado em estado líquido em altas temperaturas, só ficando sólido e branco abaixo de 25 graus. O normal é que ele não estrague ou fique rançoso mesmo quando armazenado há algum tempo.

Benefícios do Óleo de Coco na Saúde

oleo-de-cocouuuu

Para perceber os efeitos benefícios na saúde, especialistas recomendam o consumo regular de uma ou duas colheres de sopa diariamente.

Ao incluir o poderoso óleo de coco no dia a dia veja os benefícios:

  • Menor acúmulo de gordura no corpo: Como passa rapidamente pelo fígado devido à sua menor cadeia de moléculas, o óleo de coco não é estocado em forma de gordura no corpo.
  • Queima extra de calorias: A rápida digestão da gordura do coco estimula o metabolismo e faz emagrecer. É como se você aumentasse o fogo interno que queima as calorias dos alimentos, transformando-as em energia.
  • Redução de medidas na cintura: Está provado que o consumo de óleo de coco favorece a eliminação da gordura que fica depositada na barriga. Os motivos exatos ainda são desconhecidos pela ciência, mas acredita-se que o óleo atue diretamente em alguns hormônios ligados ao acúmulo dessas reservas no abdômen.
  • Controle da fome: Se, de um lado, o óleo de coco aumenta a queima calórica, de outro, ele ajuda a diminuir a sensação de fome. A possível justificativa para isso é que o líquido deve agir aumentando o nível dos hormônios responsáveis pela saciedade.
  • Possui ação antioxidante: Colabora na diminuição da produção de radicais livres. Isto se deve principalmente à ação direta da vitamina E, presente na gordura de coco extra virgem.
  • Reduz o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom (HDL): Contribuindo assim na prevenção e tratamento das doenças cerebrais e cardiovasculares.
  • Melhora o sistema imunológico: agindo na prevenção e no combate aos vermes, bactérias e fungos, restabelece a energia roubada por estes agentes. Consequentemente melhora a absorção dos nutrientes, aumentando todas as defesas do organismo. A gordura de coco apresenta a maior concentração de ácido láurico, dentre todas as gorduras vegetais.
  • Regula a função intestinal: Tanto nos casos de prisão de ventre ou mesmo nas diarreias, os componentes da gordura de coco agem normalizando as funções intestinais. Ao mesmo tempo o ácido láurico, através da monolaurina, ajuda a eliminar as bactérias patogênicas (inimigas), protegendo e favorecendo o crescimento da “flora amiga”.  (fonte: belezaesaude.com)

Maneiras de se utilizar o Óleo de Coco

-Nos alimentos, pratos e refeições: pode ser aquecido em altas temperaturas sem se oxidar

-Você pode substituir gorduras e óleos não saudáveis, como óleos refinados e margarina, pelo óleo de coco extra virgem.

-Como hidratante corporal, principalmente nas áreas mais ressecadas como joelhos e cotovelos.

-Como removedor de maquiagem na área dos olhos.

-Para clarear manchas de idade passado diariamente sobre o local afetado.

-Para evitar estrias durante a gravidez

-Para ajudar a aumentar a tolerância ao sol e evitar a queimaduras.

-Como protetor natural (FPS 4)

-Pode ajudar a hidratar a pele do bebê tirando aquelas casquinhas secas.

-Como Óleo de massagem corporal

-Para eliminar o frizz dos cabelos, é só colocar algumas gotinhas nas mãos e passar nos cabelos secos (eu uso demais rs)

-Como um esfoliante corporal. Basta adicionar um pouco de açúcar mascavo ao óleo de coco e passar no corpo durante o banho.

-Para hidratar os lábios

-Pode ser usado diretamente nos fios de cabelo, ou adicionado à sua máscara de hidratação para hidratar os cabelos. (AMOOOOOO)

-Pode ajudar a acalmar a psoríase ou eczema.

-Com vinagre de maçã como um tratamento natural para os piolhos.

-Esfregue o óleo de coco no interior do seu nariz para ajudar a aliviar os sintomas da alergia.

-Pode ajudar a melhorar os níveis de insulina.

-Fazer bochecho pela manhã para melhorar a saúde da gengiva.

-Misture uma colher de sopa do óleo de coco no seu chá quente para ajudar a acelerar a recuperação de resfriado ou gripe.

-Atua como um calmante para queimaduras solares e pode ajudar a acelerar a cicatrização da pele.

-Atua como um calmante da pele após fazer depilação e a barba.

-Quando usado de forma consistente na pele pode ajudar a evitar as celulites.

-Contém propriedades anti-inflamatórias. Pode ajudar a diminuir a artrite.

-Pode reduzir a coceira de picadas de mosquito.

-No couro cabeludo com massagens para fortalecer os cabelos e estimular o crescimento.

-Pode ajudar nos problemas com acne quando usado regularmente.

-Pode ser usado para hidratar as roupas de couro (usar pouca quantidade).

-Como um carreador para diluir os óleos essenciais para uso na pele e nos cabelos.

-O óleo de coco, se ingerido, ajuda na absorção da vitamina D, cálcio e magnésio.

-Algumas evidências mostram que as gorduras benéficas no óleo de coco pode ajudar com a depressão e ansiedade.

-Para animais de estimação que lutam com problemas de pele, quando usado externamente.

-Pode ser usado como um hidratante das mãos.

-Pode aliviar a dor de hemorroidas quando usado topicamente.

-Para hidratar as cutículas e para ajudar unhas crescerem adequadamente.

-A ingestão de óleo de coco diária pode melhorar o desempenho mental.

-Além do poder bactericida na pele, pode ser utilizada como cicatrizante de feridas, picadas de insetos, alívio em queimaduras e, sobretudo nos eczemas e dermatites de contato, bem como no tratamento do herpes e candidíase.

-O óleo de coco pode ser usado como um hidratante facial: Além de hidratar a pele ele previne rugas.Isto se deve à lubrificação da pele, permitindo que os nutrientes do sangue cheguem até ela.

 

Óleo de Coco em Cápsulas

oleo-de-coco-extra-virgem-360-capsulas

Algumas pessoas já me perguntaram se eu já testei ou ouvi falar sobre o “Óleo de coco em cápsulas”. Eu nunca utilizei, mais pesquisei (como sempre) e achei informações de que o produto em cápsulas dependendo da procedência, pode conter misturas com outros produtos ou impurezas, e pode não fazer o efeito benéfico que o óleo natural proporciona. Caso opte em utilizar cápsulas, procure encontrar uma empresa confiável.

Deve-se tomar 2 cápsulas de 1000 mg, uma ou duas vezes ao dia, antes das principais refeições com água, ou conforme indicação de um nutricionista.

 

Onde Encontrar?

Sempre compro o Óleo de Coco nessas lojas de Ervas. Aqui em BH vocês podem encontrar no Mercado Central ou nas Drogarias Araujo.


 

Ufaa!! Mais é muita coisa não é não? Falei que o trem é bom.. Eu uso mais no cabelo e na pele para hidratar meus cachos e como esfoliante.

Mais e vocês? Já testaram? Como você mais gosta de usar? Conte pra mim… e qualquer dúvida deixe nos comentários que vou responder vocês o mais rápido possível…

Grande beijo e até a próxima…   ;*

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s